terça-feira, 7 de abril de 2009

Banheiro Seco

Em Ubatuba existe uma ONG chamada IPEMA, onde cursos de habitações sustentáveis, permeacultura, agrofloresta, ecovilas, etc são ministrados. O local é lindo e possui uma infraestrutura ecologicamente correta. Utilizam energia solar (apesar da rede eletrica estar disponível na porta), toda a água é reciclada através de filtros antes de ser devolvida a natureza, praticam a agrofloresta e foi lá que eu conheci o " Banheiro Seco ".

O objetivo do banheiro seco, é a não utilização de água para nossas necessidades biológicas, e usa o princípio da composteira orgânica.


Consiste em uma casinha suspensa, onde na parte inferior é feito um depósito com o fundo inclinado. Este depósito possui uma tampa de acesso, de preferência onde o sol bata bem forte para ajudar no processo de decomposição, e no futuro será retirado o composto orgânico para uso como adubo.


A utilização do banheiro é através de uma abertura, onde se depositam as fezes e urina ( e o papel higiênico), e após o uso uma camada de serragem é depositada para manter o composto seco e sem cheiro.

Após o depósito estar completo, o composto "descansa" por cerca de 8 meses e após este período poderá ser utilizado como adubo orgânico, sem gasto de nem um litro de água.

Na cidade é um pouco inviável sua utilização, mas em locais distantes de um sistema de esgoto e principalmente de água escassa, é uma solução criativa ecologicamente correta a ser considerada.

Nenhum comentário: