terça-feira, 7 de abril de 2009

Banheiro Seco

Em Ubatuba existe uma ONG chamada IPEMA, onde cursos de habitações sustentáveis, permeacultura, agrofloresta, ecovilas, etc são ministrados. O local é lindo e possui uma infraestrutura ecologicamente correta. Utilizam energia solar (apesar da rede eletrica estar disponível na porta), toda a água é reciclada através de filtros antes de ser devolvida a natureza, praticam a agrofloresta e foi lá que eu conheci o " Banheiro Seco ".

O objetivo do banheiro seco, é a não utilização de água para nossas necessidades biológicas, e usa o princípio da composteira orgânica.


Consiste em uma casinha suspensa, onde na parte inferior é feito um depósito com o fundo inclinado. Este depósito possui uma tampa de acesso, de preferência onde o sol bata bem forte para ajudar no processo de decomposição, e no futuro será retirado o composto orgânico para uso como adubo.


A utilização do banheiro é através de uma abertura, onde se depositam as fezes e urina ( e o papel higiênico), e após o uso uma camada de serragem é depositada para manter o composto seco e sem cheiro.

Após o depósito estar completo, o composto "descansa" por cerca de 8 meses e após este período poderá ser utilizado como adubo orgânico, sem gasto de nem um litro de água.

Na cidade é um pouco inviável sua utilização, mas em locais distantes de um sistema de esgoto e principalmente de água escassa, é uma solução criativa ecologicamente correta a ser considerada.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Esta simpática casa da década de 50 estava condenada quando nós a encontramos, estavam vendendo um terreno pois ninguém acreditava que ali ainda poderia existir vida...


Mas nosso principio de que na natureza e na vida nada se perde tudo se transforma, ela se transformou completamente após 9 meses de reforma.

Dentro dela pequenas preciosidades como o piso de madeira em peroba rosa foram mantidos, cada tijolo retirado (por sorte estavam colocados com uma massa de barro) foi guardado e reutilizado para as novas paredes que deveriam ser erguidas, o madeiramento do telhado (também de peroba) virou um caminho no jardim e o apoio da caixa d'água na laje.



Infelizmente não conseguimos salvar a majestosa árvore da calçada, pois além de derrubar o muro ela impedia completamente a passagem na calçada estreita (não se preocupem, plantamos 5 árvores no entorno - de menor porte- para compensar nossa perda...) . Mas ela ainda vive em parte na nossa casa, parte do seu tronco virou base para nossa mesa de jantar.



Depois de muito tempo pensando na possibilidade, finalmente decidi criar este blog para postar ideias que gostaria de compartilhar com todos.
Algumas ideias boas, outras nem tanto...mas certamente para alguém deverá ter alguma utilidade (ou não...)
O pano de fundo principal será a arquitetura, o tema é extenso mas o objetivo é trazer soluções simples e praticas para serem aplicadas e replicadas por todos...
Enfim, bem vindos e boa sorte para todos nós!