terça-feira, 29 de maio de 2012

Compostagem


Quando se fala em sustentabilidade é impossível não falar sobre compostagem, aproveitando um email que recebi questionando sobre o que fazer com os resto de uma uma mangueira que foi cortada no jardim vou falar sobre o assunto. O tronco foi utilizado para fazer uma mesa e bancos, dando continuidade ao ciclo de vida da madeira.



As folhas e os demais galhos podem ir para uma composteira como material seco. Para construí-la faça uma caixa de 1x1m com madeira, tijolo, ferrocimento ou o que possuir disponível. O importante é que consiga ter acesso a parte de baixo da caixa após o período de compostagem.



Coloque nesta caixa uma camada de lixo orgânico (restos de frutas, hortaliças, cascas de alimentos), NÃO coloque restos de carne, peixe, gordura ou alimentos cozidos, pois atrai insetos. Após a camada de resíduos cubra com as folhas secas da mangueira, grama, palha, serragem ou outro material seco, que irá proteger de insetos e ajudar  na decomposição dos resíduos.  Uma vez por semana revolva o material, e se o clima estiver muito seco umedeça com um pouco de água (preferencialmente água de reuso).

Em poucos tempo sua mangueira irá virar adubo para o seu jardim, e quem sabe para uma horta?

Para aqueles que moram em casas pequenas ou até mesmo em apartamentos existem kits de composteiras como esta da morada da floresta que permite a compostagem em pequenos espaços.





Nenhum comentário: