quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Vaso sanitário: vilão?


Grande vilão no consumo, esse equipamento ganhou diversas versões econômicas nos últimos anos. Seu desenho foi modificado para a redução de uso de 10 a 12 litros de água por descarga para apenas 3 a 6 litros. As válvulas contam com acionamento duplo para resíduos sólidos ou líquidos, garantindo uma economia significativa em seu uso.
Modelos mais modernos a vácuo, utilizam apenas 1,2 litro de água, o custo ainda é alto devido à necessidade de instalação de uma bomba a vácuo (RESENDE, 2009). O sistema consiste em usar uma bomba no lugar do sifão, quando a descarga é acionada, a bomba suga os dejetos para a tubulação, a água é apenas utilizada para a limpeza das paredes da bacia.

Novas tecnologias e soluções estão cada dia mais disponíveis, como, por exemplo, este modulo de lavatório e vaso integrado W+W, da marca Roca, no qual a água do lavatório é utilizada para abastecer a descarga do vaso sanitário.
O design é bonito e funcional, mas o preço infelizmente ainda não é sustentável economicamente

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Cade a água que estava aqui?



Aproveitando a crise hídrica que vivemos atualmente, seguirão alguns post's de como poderíamos utilizar melhor a nossa tão preciosa água.

Você sabe onde está o consumo da sua casa? O gráfico abaixo mostra onde é consumida a água em residências:

 Fonte: Ewards (2008, p.101).

Perceber que 30% da água potável serve para levar dejetos para bem longe (ou não tão longe assim em dias de enchente), é um grande desperdício, correto? E se esta água não fosse potável, poderia ser água de chuva, água de lavagem de roupas, águas cinzas (banho/cozinha), isso é possível? Sim! E de uma maneira muito mais simples do que parece.





O sistema acima é da Sociedade do Sol, ele serve de exemplo que não é necessária muita tecnologia para o reuso.